DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA

A história tem mostrado que nem sempre uma crise econômica representa uma ameaça ao sucesso dos negócios. Transformar um momento negativo em oportunidade é possível. É neste cenário marcado por desafios que entram em cena as mentes iluminadas e pensantes que jamais iriam conseguir tornar realidade seus pleitos se não contassem cum um departamento de engenharia atuante e alinhado com os anseios de um idealizador e assim nasceu o Sistema INER de resíduos sólidos, atraves do projeto “Lixo Zero Social 10”.

Assim que identificamos a necessidade de no Brasil termos um tratamento diferenciado para nossos resíduos sólidos e também levando em conta que na época estávamos em vias de aprovar a nova lei de resíduos sólidos, passamos imediatamente a estudar primeiro juridicamente e constitucionalmente o problema e posteriormente após termos encontrado a solução jurídica e constitucional outro caminho não existia senão a busca pela solução técnica.

Iniciavam assim as reuniões com engenheiros, Ambientais, Civis, Mecânicos, Metalúrgicos, Agrícolas, Elétricos, Químicos, Industriais e de Produção, criando-se assim a verdadeira “força tarefa” que desenvolveu com técnicas nacionais todos os equipamentos a serem utilizados no sistema INER de resíduos sólidos.

É real importância a contribuição da Engenharia para o desenvolvimento da humanidade não dando nem para imaginar como seria a vida nas grandes Cidades sem o aparato da Engenharia, aliás, nem existiriam metrópoles. Mas ainda assim essa área é pouco conhecida pela maioria da população. Para se ter uma idéia de como a Engenharia está presente em nossa vida é só observar as 34 áreas de atuação da mesma, que vão desde a Construção Civil até a Engenharia Aeroespacial.

A Engenharia Civil tem mais visibilidade e é a mais tradicional, já que, é responsável pelo planejamento, execução e gerenciamento de edifícios, casas, viadutos, barragens, portos, pontes, estradas, canais e etc., mas sem as demais engenharias, mas hoje os futuros engenheiros podem optar entre muito mais áreas de atuação que surgiram com a evolução tecnológica.

Como se pode observar a engenharia está muito mais presente em nossa vida do que poderíamos imaginar e no caso do sistema INER de resíduos não foi diferente, já que, não teria sido possível sua criação sem o desenvolvimento dos projetos arquitetônicos e das máquinas e equipamentos que operacionalizam as usinas. No caso do Sistema INER de resíduos sólidos estamos utilizando grande parte das especialidades em engenharia, já que, tudo está sendo construído do zero, não só os prédios como também todos os seus equipamentos que para funcionarem irão precisar de treinamentos e manutenção.

Não só na construção e instalação das usinas se fará necessária a presença de engenheiros, mesmo porque na fabricação dos produtos finais também se precisará, sendo um de nossos produtos finais o adubo necessário será o acompanhamento técnico de sua produção, igualmente o outro produto que é o briquete a ser queimado em fornos e para isto também terá que ter dosada as substâncias responsáveis por sua composição.

Indo adiante nos deparamos com a parte ambiental de nosso projeto que é eterna tendo em vista que as licenças são renovadas periodicamente e para isto carecem de laudos técnicos emitidos por profissionais da área. Da mesma forma que nos valemos de um grupo de profissionais na área jurídica distribuídos entre diretores estaduais, seccionais e assistentes regionais, temos também no acompanhamento de todos os trabalho a serem realizados uma gama imensa de profissionais de renomado saber jurídico e já por nos treinado ao longo dos últimos 4 (quatro) anos.

Telefone: +55 (11) 2818-9198 ​Endereço: Rua Cecília Bonilha 147 © 2018 por Sistema Iner. Todos os Direitos Reservados​

"Movimento Passando o Brasil a Limpo"