top of page
  • Foto do escritorwebelosocial

Ceará reúne todos os representantes de Cooperativas

Atualizado: 11 de jan. de 2021


No dia 10 de novembro de 2020 Jomateleno dos Santos Teixeira, representante da CESB - Confederação do Elo Social Brasil - e também do sistema INER de Resíduos Sólidos, após uma campanha de mais de 5 meses de articulação e convite aos catadores e seus representantes do Ceará, realizou reunião no auditório da igreja Paróquia Nossa Senhora das Dores, às 10 horas para proceder a apresentação do sistema INER de Resíduos sólidos através das COOPERINERs.


A apresentação ocorreu dentro da maior normalidade. Jomateleno afirmou que na realidade o lixo não existe, o que existe é o mal aproveitamento das riquezas, e avançou dizendo que o que realmente pode ser considerado "lixo" somos nós, seres humanos, que após mortos não servimos para nada.



Jomateleno ainda enfatizou que quando disse "nós", também se incluiu, afinal, estava falando do ser humano como um todo.


Nossa apresentação é técnica e não religiosa, pois em muitas religiões, depois de mortos temos outras vidas e outras oportunidades, mas como o assunto era lixo e não religioso, insistiu Jomateleno que quem não concordasse se manifestasse.


Claro que tivemos várias manifestações contrárias, não só dos participantes como também do padre que acompanhava a apresentação.



Isso foi muito gratificante, tanto para eles como para nós, já que apenas 4 entenderam a colocação e também os objetivos do projeto, e os demais, entendemos que devem seguir sua vida como catadores, sistema esse que não concorre conosco e que será perpétuo.


A nós realmente só interessa quem quer mudar de vida, e sendo assim, quem está feliz e realizado com a condição de catador, deve nela permanecer.


Nos próximos dias completaremos nossa comissão, que é composta de 7 elementos, e dando seguimento a nossos objetivos sociais desejando boa sorte e êxito a todos os catadores de recicláveis do Estado do Ceará, com o aviso de que nós, do sistema INER, não damos segunda oportunidade, e essas devem ser conquistadas nas esferas religiosas. Nossa instituição é social e não religiosa.


Adiante e avante, Cooperiner Ceará.





108 visualizações0 comentário
bottom of page