Telefone: +55 (11) 2818-9198 ​Endereço: Rua Cecília Bonilha 147 © 2018 por Sistema Iner. Todos os Direitos Reservados​

"Movimento Passando o Brasil a Limpo"

  • webelosocial

PRESIDENTE DO INSTITUTO INER DETERMINA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO COMO UM TODO


Jomateleno dos Santos Teixeira, diretor presidente do Instituto INER de Resíduos Sólidos, determina a implantação do projeto como um todo.

Segundo Jomateleno é chegada a hora da implantação total do Sistema INER de Resíduos Sólidos, projeto “Lixo Zero Social 10” e o motivo é um só: os novos rumos da política brasileira estão abandonando o assistencialismo e também a política do toma lá dá cá e, sendo assim, os famigerados “catadores” que faziam parte dessa “massa de manobra” através dos movimentos de rua, como “sem terra”, sem “teto” e outros mais devidamente “pilotados” por essas “centrais sindicais” que ficou provado não fazer outra coisa senão manipular verbas públicas.


Também ficou provado que esses movimentos eram inúteis, pois beneficiavam apenas seus organizadores, que agora sem verbas publicas jorrando em sua direção abandonaram os catadores, e esses estão às moscas.


Este e nosso momento de mostrar a eles que uma politica social justa como a que o Sistema INER de resíduos sólidos pratica através do Elo Social, das Cooperiner’s e através de um sindicato criado com objetivos claros de defender uma categoria como é o SINDETAP – Sindicato Nacional dos Decoradores e Tapeceiros –. Podemos e vamos mudar esta situação.


Ninguém pode aferir grandes lucros se não fizer um grande trabalho, e é esta a nossa política. Vamos realizar grandes trabalhos recuperando e vendendo para o lugar certo as riquezas que hoje são enterradas pelo perverso sistema reinante em nosso país.

Nossa proposta é tirar de vez os catadores desse caminho que hoje eles trilham, pois só veem na frente deles latinhas, papelões e mais nada, pois em muitos estados nem vidros nem garrafas pet interessam para eles dado ao valor que hoje é oferecido pelo mercado.


Imaginem hoje em uma greve de catadores, a situação em que ficariam os nossos governantes, pois os catadores fazem um trabalho que não é visto e de certa forma é gratuito para o horário público, visto que não tem férias, 13º, insalubridade, adicional noturno e nada mais, no entanto estão aí prestando um serviço que na realidade é um serviço público.


No nosso sistema colocamos cada um em seu lugar, ou seja, o antigo catador será um cooperado da COOPERINER, e assim sendo, a prefeitura será obrigada a cumprir sua função, que é recolher os resíduos sólidos por nós identificados como “moveleiros”

Esses resíduos, por força de obrigação municipal, devem ser encaminhados ao local considerado correto, que seria uma cooperativa do sistema INER, as COOPERINER’s, preparadas para dar destinação correta a todos os resíduos sólidos moveleiros.


Dessa forma os catadores não teriam mais que vagar pela cidade dia e noite no sol ou na chuva em busca de riquezas sem determinado valor econômico, enquanto as que realmente tem valor econômico são enterradas pelos poderes públicos.


Um ex-catador poderá, dentro do sistema INER de resíduos sólidos, aferir renda que acima de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por mês, e é isso que estamos oferecendo sem qualquer participação municipal, estadual ou federal, sendo uma solução advinda única e exclusivamente através da iniciativa privada.

Saiba mais a respeito acessando o portal de internet: www.cooperiner.org.br


É evidente que nem todos os catadores tem conhecimentos técnicos e capacidade de se tornar um tapeceiro, decorador ou restaurador de móveis, e por esse motivo estamos também oferecendo a estes o trabalho de selecionador de riquezas na usinas do sistema INER, onde irão receber mais de um salário mínimo e meio além de todos os direitos trabalhistas, tais como férias, 13º, adicional de insalubridade, seguro de vida, cestas básicas, seguro saúde, vale transporte e demais direitos, já que não entrarão nas empresas como cooperados e sim como funcionários pela cat.


Com essa determinação, todos os programas estão sendo implantados ao mesmo tempo, cursos vivenciais pelo Elo Social, cursos profissionalizantes pelo SINDETAP – Sindicato Nacional dos Decoradores e Tapeceiros –, curso de selecionadores de riquezas pelo Sistema INER de resíduos sólidos.


Saiba mais sobre cursos vivenciais acessando os links a seguir:


https://www.socialdocidadao.org.br/direcao-e-coordenacao

https://www.socialdocidadao.org.br/objetivos-e-justificativas

153 visualizações3 comentários