top of page
  • Foto do escritorwebelosocial

Turnê de palestras para os catadores tem início no Paraná

Atualizado: 3 de nov. de 2020


O Paraná foi o estado em que se deu o pontapé inicial de nossa turnê de palestras aos catadores.


O resultado de nossa apresentação foi muito satisfatório e o público, excelente. Apesar do forte temporal que destelhou a casa de vários participantes, tivemos um ótimo apoio e o resultado foi alcançado.

Encontramos nos participantes tudo o que precisamos para instaurar a Comissão de Catadores do estado do Paraná que, de agora em diante, será a responsável pelas notificações governamentais e pelo avanço de nossas atividades no estado.


Pudemos perceber alguns desmandos nas atividades hoje exercidas, em especial a concentração dos poderes, que, de certa forma, estão tornando isso uma manipulação de verbas através de distribuição privilegiadas.

Em conversa informal, nos foi informado o caminho criminoso por onde trilham as verbas dos catadores, manipuladas por pessoas inescrupulosas à frente de alguns grupos, que serão imediatamente cobrados por isso, já que nossa estrutura jurídica conta hoje com mais de 1500 advogados.


Aos desonestos por trás dessas organizações, avisamos que não adianta terem seus grupos organizados. Chegamos para ficar, para organizar as coisas e para dar o poder a quem realmente exerce as atividades. Lembrem-se que o dinheiro é rastreável, e a polícia federal existe justamente para desmantelar essas quadrilhas estaduais.


Chegou a hora dos verdadeiros catadores, e acabou a hora dos manipuladores criminosos no Paraná.


Nos próximos dias já será agendada a realização do primeiro curso de cidadania, e em seguida teremos o curso de crenças. Após esses dois curso já será dado início aos cursos do SINDETAP de restauração de móveis e decoração.

Entendemos que muitos irão preferir continuar pegando latinhas e papelão nas ruas, mas essa é a lei da vida. Alguns agarram as oportunidades que a vida lhes dá, e outros preferem ficar como estão e continuar reclamando.


Documentos modelo-padrão de regulamentação e oficialização da criação das comissões de catadores de recicláveis em todo o estado do Brasil:






67 visualizações0 comentário
bottom of page